segunda-feira, 18 de maio de 2009

DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E Á EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTO JUVENIL


defesadacrianca

Dia 18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida em homenagem a pequena Araceli, menina de 08 anos que foi sequestrada, drogada, estuprada e morta no ano de 1973 no Espírito Santo. Infelizmente, como acontece muitas vezes em casos como esse, a sociedade silenciou sobre o crime, cometido por uma família influente da sociedade, e os culpados jamais foram punidos.

Já o dia 25 de Maio é o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, data do sequestro de um menino americano de apenas 06 anos, Etan Patz, jamais encontrado.

Acho que nada pode calar mais o coração humano do que o sofrimento das crianças, que simbolizam o que de melhor podemos criar. O problema é que o mesmo homem capaz de dar origem a tanta paz também é capaz dos maiores absurdos.


Devemos lembrar que as crianças são mais que indefesas, são influenciáveis e é papel de todos nós garantir que sua segurança e sua saúde, física e mental, sejam mantidas e respeitadas.


É importante, além de se informar, observar, perguntar. Garantia que toda crianças esteja sendo assistida, que os crimes sejam denunciados e que os criminosos não fiquem impunes.

Leia este texto sobre a Prevenção e Denúncia do Abuso Infantil e este sobre como reconhecer e denunciar.

“A criança é o princípio sem fim. O fim da criança é o princípio do fim. Quando uma sociedade deixa matar as crianças é porque começou seu suicídio como sociedade. Quando não as ama é porque deixou de se reconhecer como humanidade.

Afinal, a criança é o que fui em mim e em meus filhos enquanto eu e humanidade. Ela, como princípio, é a promessa de tudo. É minha obra livre de mim.

Se não vejo na criança, uma criança, é porque alguém a violentou antes, e o que vejo é o que sobrou de tudo que lhe foi tirado. Diante dela, o mundo deveria parar para começar um novo encontro, porque a criança é o princípio sem fim e seu fim é o fim de todos nós.”

Herbert de Sousa (BETINHO) -Sociólogo


Nenhum comentário:

Postar um comentário